Tem sido uma constância, no Brasil, notícias de casos de fiscalização em postos de abastecimento, ações que combateram fraudes na qualidade e quantidade de combustíveis nos postos.
Por isso, o consumidor, cada vez mais exigente e criterioso, sabe que a escolha correta de um posto de combustíveis, influencia em fatores muito importantes para a vida útil do veículo e consequentemente para a saúde do bolso. O consumidor moderno, quer saber a procedência dos combustível e certificar-se sobre a idoneidade do estabelecimento. Principalmente se o posto possui as qualidades exigidas pelas normas da ANP “Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis” e o INMETRO Instituto Nacional de Metrologia.
O consumidor exigente, entende os riscos de abastecer em postos que trabalham com combustíveis fora das especificações. Por isso, cada vez mais, o posto que consegue garantir que a cada descarregamento (combustíveis recebidos da distribuidora) passam por análises dos produtos, antes de serem colocados nos tanques para comercialização e mais ainda, conseguem comprovar que após o descarregamento, também existe análises independentes, por laboratórios de confiança, ganha a confiança do cliente exigente e consequentemente o aumento das vendas refletido em maiores galonagens.